top of page

Série: Retrato de artistas

Série de pinturas em que busco representar pessoas da minha classe profissional, pessoas que tenho apreço. Artistas como eu. Seja amigos seja artistas que já se foram, ou até mesmo àqueles artistas que não estão mais aqui, mas fizeram a diferença na Arte. Pode até mesmo ser artistas que já colocaram seus nomes na História da Arte e me fazem ter certo apreço por eles.

Gosto de representar artistas, seja pela semelhança, seja por viverem dificuldades parecidas com a minha. Artista têm um jeito de ser, de existir, de pensar. Representar cada um deles é algo prazeroso, interessante, é uma tarefa rica, aonde podemos enriquecer com informações daquele artista que está sendo representado. Muitas vezes acabo pintando dentro de linguagens realistas e impressionistas, mas pensar a possibilidade de colocar ali na tela alguma informação a mais sobre o artista é algo extremamente recompensador para mim. Estou ainda em um processo de crescimento. Todos estamos. Espero poder continuar este projeto da melhor forma possível. Estes trabalhos são feitos de tempos em tempos a medida que sempre vou conhecendo um artista novo.

20250907_185245.jpg

História

A arte do retrato é uma arte difícil e por isso mesmo desafiadora para mim. Tudo que é desafiador é também uma forma de crescimento, de busca e de aprendizado. Estudar, ler, e absorver outro artista é uma tarefa complexa. Requer estar de mente aberta para ter uma nova visão de mundo da Arte a cada novo retrato. 

A Arte do Retrato possui o campo físico e tatil, aonde vemos as rugas, a carne, os esqueleto, a anatomia humana, as feições, as cores de pele, o cheiro, a fisionomia, os maneirismos, manias, trejeitos, tudo que nos faz ser quem somos. Além disso, existe a Anatomia Humana, um campo que é uma Ciência da Arte. Requer estudar e praticar exaustivamente, entender os ossos, os musculos, a configuração geral do esqueleto, dos músculos, das cartilagens, etc.

Esta série de retratos começaram na faculdade através de estudos e análises da obra de artistas consagrados como John Singer Sargent, Rembrandt, Diego Velázquez, Claude Monet, Edouard Manet, Chardin, etc.

Mais tarde comecei a pintar os artistas utilizando uma foto em preto e branco, tentando estudar os elementos plásticos formais através de obras diferentes do mesmo artista. Por exemplo, se vou estudar o Sargent, preciso analisar diversos retratos dele e utilizar como referência formal, mas a referência principal utilizo apenas a foto em preto em branco. 

As releituras utilizei como regra usar a obra original do artista, e ao pintar absorver apenas os contornos do rosto e o claro escuro anatômico. O desafio é criar outra leitura do esboço da obra, reaproveitando o claro escuro e um pouco da composição. Muitas vezes o foco pode ser criar uma composição através da cor. 

Artistas

Empresa: Shamá Educação & Artes. CNPJ: 27.384.414/0001-18. Endereço Comercial: Rua Cândido Portinari nº 501. Matapaca. Pendotiba. Niterói.RJ.

bottom of page