
História
Estes trabalhos procuram representar possíveis candidatos a presidente com um nariz de palhaço e sem o nariz de palhaço. Primeiro fiz alguns com nariz de palhaço e depois achei interessante pensar sobre os mesmos sem o nariz.
Bom... Muitos se sentem ofendidos. A imagem do político associa rapidamente a ideais, crenças, caminhos, etc.
Algumas pessoas pedem que tire o nariz... Sem o nariz, o espectador que vê rapidamente tem identificação, quando têm o nariz, o semblante do mesmo muda.
O palhaço possui uma história longa na humanidade. Desde muito tempo atrás eram conhecidos como bobos da corte, e mais tarde sofreram variações e adaptações a diferentes momentos da sociedade. Podendo até mesmo ser sinônimo de alegria, diversão e relaxamento.
A ideia aqui não é desrespeitar ninguém mas criar um debate necessário acerca de préconceitos e prédisposições a ideias préconcebidas de forma arcaica ou pouco prosódica que pode ruminar inocentes reverberacões; discussões, brigas, conflitos, etc.
O pouco que a obra gerou em meu entorno me fez pensar sobre os ideais que as pessoas nutrem de sua realidade e de outras pessoas. As idealizações são fortes. E muitas vezes ocorrem pelos mais diversos motivos.
O foco desta pesquisa não é ofender, ou diminuir qualquer candidato à presidência, até mesmo porquê todos receberam o mesmo tratamento. Por falta de tempo, nem todos os candidatos a presidência foram pintados. Deixo claro aqui, que todos seriam representados sem o nariz de palhaço e com o nariz de palhaço.











