
Exposição Individual
"Conversation Piece - Pedaço de Conversa"
Obra principal:
"Retrato da Família Shamá"
Esta exposição compreendeu revelar, principalmente, a pintura "Retrato da Família Shamá" e obras afins ao público de Niterói, na Sala de Cultura Leila Diniz.
A exposição comportou entorno de 50 obras, sendo muitas estudos e práticas de pintura para a criação do "Retrato da Família Shamá".
A tela "Retrato da Família Shamá" foi a construção do Projeto Final, aonde pude criar minha monografia de conclusão de curso.
Os retratos coletivos eram muito recomendados no passado, período em que não havia fotografia, ou até mesmo durante o surgimento da fotografia. Quando a fotografia começou a ganhar nitidez, de fato, os retratos pintados à óleo começaram a perder magnitude. Muitos nobres, ricos e reis, assim como herdeiros, faziam pedidos de retratos de suas famílias como forma de eternizar a imagem de seus queridos. Pratica já perdida com o passar do tempo. Desta forma, a representação precisava ter fidelidade com a realidade, para marcar o tempo daqueles que são retratados.
Construí esta obra estudando elementos da Psicologia Junguiana; pensamento coletivo, arquétipos, personalidades extrovertida e introvertida, simbologias, etc.
Estudei com afinco o processo de pintura da mancha ou croqui à óleo, assim como o período impressionista, aonde desenvolvi um processo de pintura realista, um pouco mais solto e desenvolto na fatura.
Realizar um retrato coletivo envolve a construção de diferentes personalidades e criar uma relação entre elas, caso necessário. Para esta tela acabei separando os personagens entre si, talvez demonstrando um certo elemento da atualidade, que é descompactação da família atual. Um dia a dia cada vez mais atribulado e corrido, imerso em tecnologias, que mais separam do que unem as famílias.
O processo de pintura da mancha ou croqui à óleo também pode ser adaptado para o desenho, sendo o croqui ou sketch. Um desenho rápido, intuitivo e resumido, sempre com ar de finalizado. Para esta exposição trouxe desenhos/ croquis realizados de frente para diferentes elementos da realidade, sendo pessoas, objetos, paisagens, etc. Sendo o elemento principal, devido a temática da exposição entorno da temática do retrato.

Eu e minha obra: "Retrato da Família Shamá".

Família reunida, curadora Bruna Azevêdo e Thaís Ornellas.

Eu e equipe da Sala de Cultura Leila Diniz.

Exterior da Sala de Cultura Leila Diniz

Jardim da Sala de Cultura Leila Diniz, inspirado em Burle Marx.
Evento "Desenho ao vivo"
Foi realizado um evento extra durante a Exposição chamado: "Desenho ao vivo". Neste evento desenhei pessoas do natural com lápis e borracha sobre canson.
Os trabalhos realizados tiveram o resultado final de verdadeiros croquis do natural. Desenhos rápidos com traços precisos. É um desafio e um exercício excelente para qualquer artista.

Desenho do natural de Maria Lucia.


Desenho do natural de Ivone.

Desenho do natural de Renata, administradora da Sala de Cultura Leila Diniz.
Desenho do natural de público presente.
Fotos das obras na exposição







































