
Artista: Renato Shamá
Exposição Individual "Mancha"
Esta exposição foi minha primeira exposição individual, realizada na Faculdade de Belas Artes, na Galeria Macunaíma Papel.
A temática principal desta exposição versava sobre a mancha ou croqui à óleo. Todos trabalhos procuravam demonstrar o processo de pintura da mancha.
A mancha nada mais é do que o Croqui à Óleo. Trabalhos executados em um período do dia, enquanto a tinta se encontra ainda fresca.
A palavra mancha é muito utilizada entre os acadêmicos, artistas brasileiros, entretanto lá fora costuma ser chamada de pintura alla prima. Termo que fez fama, de origem italiana, sendo traduzido para: "pintura de primeira", ou seja, pinturas que são executados de primeira, sem estudo ou planejamento prévio, ou que não possuem alterações posteriores à primeira camada, ou primeira sessão.
Também pode ser considerado mancha aquela pintura que é executada com a tinta ainda fresca, sendo a tinta à óleo uma tinta que pode prolongar bastante o tempo de execução, comparada às outras tintas de pintura.
Para esta exposição trouxe uma série de pinturas e desenhos executados rapidamente. Os desenhos são chamados de Croqui ou Sketchs, sendo desenhos rápidos que abrangem uma representação finalizada da realidade, podendo ter detalhes ou comprendendo apenas as linhas.
Costumo desenhar a realidade, e o meu entorno. Nesta exposição trouxe uma série de representações: pessoas, objetos, árvores, mesas, postes, vegetações, etc.

Abertura da Exposição Individual "Mancha" na Galeria Macunaíma Papel. Família e Artistas da Escola de Belas Artes, UFRJ.

Abertura da Exposição Individual "Mancha". Algumas de minhas obras expostas


























